Escolha uma Página

IOT e Economia de Abastecimento

IOT, ou internet things, em português internet das coisas. É um termo utilizado para definir uma rede de dispositivos e sensores digitais que coletam dados e transmitem pela internet. De forma mais prática, são equipamentos que estão conectados diretamente à internet, que por sua vez, pode enviar dados ou comandos de forma automatizada.

Já a economia de abastecimento trata-se de um modelo de negócios que surge por meio do IOT. Se trata da automatização das compras de produto de rotina. Sensores e dispositivos realizam compras de forma autônoma, sem que o consumidor tenha que participar do processo.

Este modelo de negócios se baseia que grande parte das compras são de abastecimento. Sabão em pó, ração para seus pets, produtos de limpeza em geral, e até mesmo produtos de mercearia são compras bastante sistemáticas e com um padrão muito estável.

Para Alexandre Moura, CEO da Comtex, a Economia do abastecimento é uma ameaça para o varejo que fornece produtos básicos de consumo rotineiro, ou seja, praticamente todos os setores do supermercado. Isso em um primeiro momento nos remete a pensar na extinção de todos os mercados. Seria possível?

É comprovado cientificamente que a mente humana tem gosto pela automatização, estudos sobre o funcionamento do cérebro mostram isso com bastante clareza. Ela está constantemente em busca do menor esforço. Quanto menos decisões tomadas e menos energia, maior é a satisfação gerada.

A união entre IOT e a economia do varejo não promovem mudanças apenas no varejo, mas sim em toda a dinâmica da indústria.