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Fonte: Karina Azevedo 14/07/2017


 

O mercado de e-commerce é forte no Brasil. De acordo com o relatório Webshoppers, produzido pela E-bit, o comércio eletrônico brasileiro faturou 44,4 bilhões de reais em 2016, um crescimento nominal de 7,4% em relação ao ano anterior. O número de consumidores que fizeram compras pela internet chegou a 48 milhões. Para 2017, a expectativa é que o setor continue crescendo: a E-bit prevê um aumento de 12%, alcançando um total de quase 50 bilhões de reais em faturamento.

Para quem quer apostar nesse segmento, as franquias são uma alternativa atrativa. Além do bom desempenho do mercado de franchising – que cresceu 8,3% em 2016, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) – a estrutura fornecida pelas franqueadoras deixa o trabalho do empreendedor ainda mais simplificado.

Com baixo custo de investimento, as franquias de loja virtual permitem que o franqueado trabalhe exclusivamente focado em vendas, sem se preocupar com o operacional do negócio. Assim, não é necessário lidar com estoque de produtos ou com o envio dos pedidos para os consumidores.

Com isso, é possível trabalhar com custos operacionais reduzidos, sem a necessidade de contratar funcionários ou de contar com estrutura física comercial, o que atrai muitos empreendedores.

“Uma das principais vantagens de investir em uma franquia de loja virtual é a possibilidade de trabalhar em casa com custos fixos muito menores e baixo investimento – muitas vezes, apenas um computador e celular”, comenta Naiara Correa, consultora da rede Crazy4Cups.

Segundo a pesquisa Home Office Brasil 2016, o interesse em trabalho remoto cresceu no país. Se acordo com a pesquisa, 68% das empresas ouvidas já adotam o teletrabalho. Os principais benefícios apontados são o aumento da produtividade e o engajamento dos colaboradores.

Para investir em uma franquia de loja virtual e trabalhar em casa, o perfil do empreendedor deve ser de vendedor. “Ele também precisa ser dinâmico para organizar o tempo, sem as distrações do dia a dia. É essencial se atualizar com as novidades tecnológicas – marketing digital e sistemas de informação”, completa Naiara.

Na hora de escolher a rede, o franqueado deve começar fazendo uma pesquisa de mercado. Além de encontrar o segmento com qual mais se identifica, o investidor deve analisar com atenção o modelo de negócio da rede, o mix de produtos e a reputação da marca na internet.

Para Naiara, o empreendedor deve buscar nas redes diferenciais como sistemas e treinamentos que ajudem a ampliar as vendas, formas eficientes de prospecção de leads e parcerias em marketing digital.

“É importante avaliar da mesma maneira que avaliaria uma franquia tradicional: suporte prestado pela franqueadora, regras de contrato, conhecer franqueados, avaliar como são os sistemas utilizados, segurança da informação, treinamentos da rede, alinhar expectativas financeiras”, aconselha a especialista.

A seguir você confere algumas opções de franquias de loja virtual que atuam em diferentes segmentos. Os dados de investimento foram informados pelas próprias empresas ou são divulgados pela ABF.

1- Brasil Nutri Shop

*Este é um conteúdo patrocinado por anunciante. Desde 2016 no mercado, a Brasil Nutri Shop é maior rede de franquias online de suplementos alimentares do Brasil – são mais de 150 franqueados em 15 estados do Brasil. O franqueado pode trabalhar em casa, fazendo seu próprio horário, e tem um site exclusivo para a venda dos produtos; seu trabalho é fazer apenas a divulgação da loja, sem a necessidade de estoque ou de se preocupar com a entrega dos produtos aos clientes. Com investimento de 9 mil reais, o faturamento médio é de 10 mil reais a partir do terceiro mês de operação. Saiba mais sobre esta franquia.

Investimento total: R$ 9 mil
Taxa de franquia: R$ 9 mil
Royalties: 20% sobre o custo do produto
Faturamento médio: R$ 10 mil
Prazo de retorno: 8 meses

2- Encontre Sua Viagem

*Este é um conteúdo patrocinado por anunciante. A Encontre Sua Viagem é uma rede de franquias de agências de viagens. A rede adota um modelo multimarcas, trabalhando com mais de 1 mil parceiros entre companhias aéreas, hotéis e outras empresas de turismo para oferecer aos clientes as melhores opções para viagens, em destinos nacionais e internacionais. A Encontre Sua Viagem oferece desde compra de passagens até reserva de hospedagem e aluguel de veículos, entre vários outros produtos e serviços. São dois modelos de negócios: home based e loja física. Em ambos, o franqueado pode ter uma atuação online, realizando as vendas pela internet. Saiba mais sobre esta franquia.

Investimento total: R$ 5 mil a R$ 40 mil
Taxa de franquia: R$ 3 mil a R$ 20 mil
Royalties: R$ 250 a R$ 350 (fixo)
Faturamento médio: R$ 70 mil a R$ 200 mil
Prazo de retorno: 3 a 24 meses

 

3- Cosmetic Green

A Cosmetic Green atua no mercado de cosméticos, oferecendo produtos de algumas das principais marcas do setor. A franqueadora trabalha com três modelos de negócio: o Digital, o Office e o Store. No modelo Digital, as vendas são feitas através de uma loja virtual, com operação home based.

Investimento total: R$ 450 a R$ 90 mil
Taxa de franquia: R$ 450 a R$ 25 mil
Royalties: variável
Faturamento médio: R$ 5 mil a R$ 120 mil
Prazo de retorno: 3 a 24 meses

4- Ahoba Viagens

A Ahoba Viagens é uma franquia de agências de turismo que oferece aos franqueados a possibilidade de trabalhar em home office, realizando todas as vendas e atendimento ao cliente através da internet. A rede oferece destinos nacionais e internacionais, incluindo as passagens, passeios, ingressos, aluguel de carros, seguro viagem e hospedagem.

Investimento total: R$ 3,9 mil
Taxa de franquia: R$ 3,9 mil
Royalties: 1 a 2% ou R$ 100 fixos (o que for de maior valor)
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 3 a 12 meses

5- Miarte

A Miarte atua no segmento de moda, comercializando bolsas e sapatos de marcas variadas com foco no público feminino. O sistema de franquia da marca é completamente online: o franqueado tem uma loja online personalizada para realizar as vendas e toda a parte operacional, como estoque e entrega, ficam a cargo da franqueadora.

Investimento total: até R$ 1,5 mil
Taxa de franquia: não cobra
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 500 a R$ 15 mil
Prazo de retorno: 1 a 5 meses

6- Bandeirantes

A Bandeirantes atua no segmento de Casa e Construção, trabalhando com a comercialização de materiais de construção. Fundada em 1979, a marca iniciou-se no mercado de franchising em 2015 e oferece ao franqueado um modelo de vendas via e-commerce.

Investimento total: R$ 70 mil a R$ 125 mil
Taxa de franquia: R$ 25 mil
Royalties: 11% sobre faturamento bruto
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 9 a 18 meses

7- Zets

A Zets atua como uma franquia de lojas virtuais, comercializando produtos de diversas categorias e segmentos – moda, acessórios, eletrônicos, eletroportáteis, beleza, telefonia, segurança, games, ferramentas, utilidades domésticas, instrumentos musicais, entre outros. O franqueado é responsável pela gestão e administração da loja; a franqueadora se responsabiliza pelo processamento dos pedidos, logística e transporte.

Investimento total: R$ 20 mil a R$ 22,5 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
Prazo de retorno: 6 a 18 meses