Escolha uma Página

Fonte: Luiza Olinda 01/08/2016


“Normalmente, franquias virtuais têm menor investimento inicial por não possuírem ponto comercial e instalações – a maioria pode ser aberta em sistema de home office, o que também proporciona flexibilidade de horários – e menor custo operacional, por não haver necessidade da contratação de colaboradores, custo com aluguel e outros”, assinala Bianca Oglouyan, sócia-fundadora da TEAR Franchising.

Apesar do investimento acessível e da simplicidade de gestão, é preciso que o perfil do candidato a franqueado esteja alinhado com a proposta do modelo. Quem deseja investir em uma franquia virtual deve ter afinidade com o universo digital ou estar disposto a aprender.

“Geralmente franquias virtuais requerem algum conhecimento em informática ou operação de softwares e, por mais que haja treinamento, é recomendável que o franqueado tenha alguma familiaridade com o tema”, aconselha Bianca.

Além disso, o potencial franqueado deve estar atento ao contrato e às condições do modelo de negócio. Bianca aconselha que os interessados busquem sempre outros franqueados da rede para conversar, tirar dúvidas e entender as dificuldades e necessidades da franquia.

“O território ou área de atuação de cada franqueado é um ponto delicado em franquias virtuais e deve ser bem acordado antes da assinatura do contrato, para não gerar dor de cabeça. O investimento é menor e a margem também tende a ser, portanto é importante que o fator investimento x risco x retorno esteja de acordo com as expectativas do franqueado e seus planos de futuro”, esclarece a consultora.

Confira algumas opções de franquias virtuais em diferentes segmentos e com variadas faixas de investimento. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF) ou informados pela própria franqueadora.

1- Zupy!

Uma das pioneiras em trabalhar com uma microfranquia de aplicativo mobile, a Zupy! oferece serviços de Mobile Marketing e Marketing de Proximidade para micro e pequenas empresas, operando com um sistema de Fidelização de Clientes através de um Cartão de Fidelidade totalmente digital. A rede oferece oportunidades de negócio para cidades e regiões a partir de 50 mil habitantes. O modelo de franquia é home based. Saiba mais sobre esta franquia.

Investimento total: R$ 4.997
Taxa de franquia: R$ 4.997
Royalties: R$ 350
Faturamento médio mensal: R$ 6 mil a R$ 12 mil
Prazo de retorno: 3 meses

2- Bidon

Fundada em 2011, a Bidon é uma rede de corretoras de seguros que trabalha com produtos e serviços das principais seguradoras. O modelo de negócio da franquia não exige a instalação de ponto comercial, podendo ser operado em home office. Além do modelo home based, é possível abrir o negócio em sala comercial. A rede de corretoras trabalha com produtos e serviços das principais seguradoras, oferecendo aos clientes seguros de vida, de veículos, de viagem, saúde, empresarial, entre outros. O lucro mensal médio é de 7,5 mil reais. Saiba mais sobre esta franquia.

Investimento total: R$ 11,99 mil a R$ 21,99 mil
Taxa de franquia: R$ 9,99 mil
Royalties: R$ 200 (fixo)
Faturamento médio: R$ 50 mil
Prazo de retorno: 3 a 12 meses

3- Encontre Sua Viagem

Fundada em 2011, a Encontre a Sua Viagem é uma rede especializada em turismo. Com um modelo multimarcas e mais de 1 mil parceiros no setor, a rede oferece passagens, hospedagens e outros serviços para destinos nacionais e internacionais. São dois modelos de franquias disponíveis: home office e loja física. A marca conta com 500 unidades de franquias ativas. O lucro líquido mensal é de cerca de 12%. Saiba mais sobre esta franquia.

Investimento total: R$ 5 mil a R$ 40 mil
Taxa de franquia: R$ 3 mil a R$ 20 mil
Royalties: R$ 250 a R$ 350
Faturamento médio: R$ 70 mil a R$ 200 mil
Prazo de retorno: 3 a 24 meses

4- Brasil Nutri Shop

No mercado desde 2016, a Brasil Nutri Shop é uma rede de franquias online de suplementos alimentares. A marca disponibiliza um site exclusivo aos investidores, que têm como trabalho cuidar da divulgação da página para a venda dos produtos. O franqueado trabalha em casa, sem a necessidade de investir em estoque, espaço físico ou se preocupar com a entrega dos pedidos. O investimento é baixo: apenas 9 mil reais, com faturamento médio de 10 mil reais a partir do terceiro mês de operação. Hoje, a Brasil Nutri Shop conta com mais de 150 franqueados em 15 estados brasileiros. Saiba mais sobre esta franquia.

Investimento total: R$ 9 mil
Taxa de franquia: R$ 9 mil
Royalties: 20% sobre o custo do produto
Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
Prazo de retorno: 8 meses

5- Echosis

 

Especializada em marketing digital, a Echosis presta serviços de social media, geração de leads, produção de conteúdo, e-mail marketing, e-commerce, otimização SEO, Google Adwords e marketing de automação, consultoria em marketing digital, registro de domínios, criação, hospedagem de websites e e-mail. O modelo de franquia é home based, sem ser necessário contratar funcionários. Saiba mais sobre esta franquia.

Investimento total: R$ 25 mil
Taxa de franquia: R$ 18 mil
Royalties: a partir de R$ 250
Faturamento médio: acima de R$ 20 mil
Prazo de retorno: 5 a 12 meses

6- Liguesite

Liguesite oferece uma série de serviços para clientes interessados em investir em presença digital – criação de sites, portais, lojas virtuais e ferramentas de marketing digital. A franqueadora oferece treinamento inicial presencial e acompanhamento online ao franqueado.  Saiba mais sobre esta franquia.

Investimento total: R$ 35 mil a R$ 60 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil
Royalties: 15% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 15 mil
Prazo de retorno: 12 a 24 meses

7- ERA

A Expense Reduction Analysts (ERA) é uma consultoria especializada em otimização de fluxo de caixa para empresas, contribuindo para a diminuição de gastos desnecessários. O modelo de franquia é home based. Saiba mais sobre esta franquia.

Investimento total: R$ 159 mil
Taxa de franquia: R$ 134 mil
Royalties: 18%
Faturamento médio: R$ 15 mil
Prazo de retorno: 18 a 36 meses

8- Valor Web

Com serviços om desenvolvimento de sites e e-commerce, anúncios patrocinados e assessoria em mídias digitais, a Valor Web é uma franquia de marketing digital com foco em resultados para o cliente. O modelo de franquia é home office, com os franqueados atuando principalmente na parte comercial do negócio. Saiba mais sobre esta franquia.

Investimento total: a partir de R$ 5,9 mil
Taxa de franquia: a partir de R$ 5,9 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 20 mil
Prazo de retorno: até 12 meses

9- Guia-se

Com foco total em internet, a Guia-se oferece serviços de marketing digital – criação e hospedagem de sites, mídias sociais, e-mail marketing, inbound marketing, SEO, entre outros serviços. Os franqueados podem atuar em modalidade home office, sem necessidade de contar com um ponto comercial. Saiba mais sobre esta franquia.

Investimento total: a partir de R$ 39,9 mil
Taxa de franquia: a partir de R$ 29,9 mil
Royalties: 10%
Faturamento médio: R$ 10 mil a R$ 20 mil
Prazo de retorno: 6 a 24 meses

10- Louyt

Criada na Espanha, a Louyt é uma rede de agências de comunicação especializada em marketing digital e mobile marketing. O franqueado pode acessar a ferramenta para criar diferentes tipos de landing pages, storytelling, movietelling, e-mail marketing e até mesmo um chat bot (assistente virtual). Com uma plataforma intuitiva, o franqueado não precisa de conhecimentos técnicos para começar a trabalhar.

Investimento total: R$ 19,5 mil
Taxa de franquia: R$ 19,5 mil
Royalties: R$ 690
Faturamento médio mensal: R$ 10 mil a R$ 30 mil
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

11- Cuidador Virtual

A Cuidador Virtual é uma rede de teleassistência emergencial para idosos que desejam continuar vivendo em suas casas com autonomia e segurança. A empresa investe em amplo serviço de comunicação e suporte via telefone, com consultores do bem-estar através de uma Central de Teleassistência e Serviço de Orientação Médica Telefônica. A operação da franquia pode ser feita na modalidade home based.

Investimento total: R$ 4,9 mil
Taxa de franquia: R$ 2,6 mil (para cada 150 mil habitantes)
Royalties: 10% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 3,3 mil a R$ 9,2 mil
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

12- Grupo Buzz

No mercado desde 2007, a rede de franquias virtuais do Grupo Buzz é especializada em mídia digital. Suas franquias funcionam como plataforma para divulgação de empresas em diferentes nichos de mercado, incluindo site e aplicativo, . No ramo do franchising desde 2009, a marca oferece três modelos de negócio – Portal SeuEvento.Net, Portal O Bom da Cidade e Portal Click Saúde e Beleza. O investimento inicial varia entre 21 mil reais e 27 mil reais, com perspectiva de faturamento mensal de 12 mil reais e lucro de 60%.

Investimento total: a partir de R$ 21 mil
Taxa de franquia: a partir de R$ 10 mil
Royalties: R$ 860 mensais
Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
Prazo de retorno: a partir de 6 meses

13- EmConexão Sistemas

Fundada em 2013, a EmConexão Sistemas nasceu com o propósito de conectar empresários e empresas a novas tecnologias. Com o objetivo de oferecer soluções tecnológicas exclusivas e atender as mais diversas necessidades de seus clientes e parceiros, a marca visa ser a maior companhia desenvolvedora de soluções tecnológicas do Brasil no ramo de franchising.

Investimento total: a partir de R$ 16 mil
Taxa de franquia: a partir de R$ 15 mil
Royalties: Isento
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
Prazo de retorno: 1 a 6 meses

14- Gigatron

A Gigatron Franchising atua na área de Tecnologia da Informação e oferece duas modalidades de negócios. Uma delas é o Certificado Digital, que atua com a venda de certificados para pessoas físicas e jurídicas e representa 60% da rede.  A outra modalidade é a Giga Software, segmento que oferece a implantação de softwares em empresas de varejo e prestadores de serviços, com o objetivo de melhorar os processos e auxiliar na administração da empresa. Ambas disponíveis nos modelos loja ou home office.

Software

Investimento total: R$ 10,86 mil
Taxa de franquia: R$ 10 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
Prazo de retorno: 1 a 12 meses

Certificados Digitais

Investimento total: R$ 15,5 mil
Taxa de franquia: R$ 4,5 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
Prazo de retorno: 12 a 24 meses

15- Elefante Verde

A Elefante Verde é um guia que reúne empresas, disponibilizando opiniões e descontos. A franquia oferece serviços e ações de marketing digital para pequenas e médias empresas, incluindo site customizável, e-mail marketing, posicionamento no Google e cupons de desconto.

Investimento total: R$ 14,4 mil  a R$ 39,9 mil
Taxa de franquia: R$ 7 mil a R$ 10 mil
Royalties: 7% sobre o faturamento bruto
Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
Prazo de retorno: 6 a 24 meses

16- Ahoba Viagens

A Ahoba Viagens é uma agência de turismo que trabalha com a comercialização de destinos nacionais e internacionais via internet, com foco no atendimento online ao consumidor. Para se tornar franqueado, é preciso ter idade mínima de 18 anos e pode trabalhar no modelo home based.

Investimento total: R$ 1,6 mil a R$ 5,5 mil
Taxa de franquia: R$ 1,6 mil
Royalties: R$ 100
Faturamento médio mensal: não informado
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

17- Portal da Cidade

A Portal da Cidade é uma rede que disponibiliza espaços virtuais para uma cidade, com divulgação de conteúdo regional. A franqueadora oferece treinamento e suporte para que o franqueado torne-se apto a atualizar e gerenciar sozinho o seu portal.

Investimento total: R$ 22,5 mil a R$ 63 mil
Taxa de franquia: R$ 7,5 mil a R$ 18 mil
Royalties: 5% sobre faturamento bruto
Faturamento médio mensal: não informado
Prazo de retorno: 12 a 24 meses

18- Web4br

A Web4br é uma agência que comercializa desenvolvimento, hospedagem e manutenção de sites, tendo pequenas e médias empresas, profissionais liberais e autônomos como público-alvo. Os sites são produzidos pela franqueadora, ficando a cargo do franqueado a prospecção de clientes.

Investimento total: R$ 11 mil a R$ 38 mil
Taxa de franquia: R$ 5 mil a R$ 15 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
Prazo de retorno: 4 a 12 meses

19- SeuEvento.net

O SeuEvento.net é uma rede de sites que centraliza fornecedores e serviços de diversos tipos para a organização de eventos – buffets, fotografia, decoração, bandas, aluguel de locais, roupas, etc. O foco é regional e a marca conta com 13 unidades próprias e 27 franqueadas.

Investimento total: R$ 10,5 mil a R$ 28 mil
Taxa de franquia: R$ 7,5 mil a R$ 20 mil
Royalties: R$ 750
Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
Prazo de retorno: 6 a 15 meses

20- RHF Talentos

A RHF Talentos trabalha como um portal de serviços de Recursos Humanos voltados tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica. O franqueado pode trabalhar no modelo home based ou em ponto comercial, administrando o negócio através de um painel virtual.

Investimento total: R$ 5 mil a R$ 25 mil
Taxa de franquia: R$ 5 mil a R$ 25 mil
Royalties: 10% sobre o faturamento bruto
Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
Prazo de retorno: 2 a 6 meses

21- 2Call

A 2Call é uma franquia especializada em mobile marketing cujo público-alvo é dividido entre pequenas e médias empresas e agências de publicidade. São dois modelos de franquia, a prime e a express, pensados de acordo com o número de habitantes da cidade a receber a unidade.

Investimento total: R$ 15 mil a R$ 31 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil a R$ 25 mil
Royalties: não informado
Faturamento médio mensal: R$ 2 mil a R$ 7 mil
Prazo de retorno: 6 a 18 meses

22- Zets

A Zets atua como uma franquia de lojas virtuais, comercializando produtos de diversas categorias e segmentos. O franqueado é responsável pela gestão e administração da loja; a franqueadora se responsabiliza pelo processamento dos pedidos, logística e transporte.

Investimento total: R$ 20 mil a R$ 22,5 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
Prazo de retorno: 6 a 18 meses

23- Clube Turismo

A Clube Turismo é uma rede de agências de turismo que comercializa passagens e pacotes de viagens nacionais e internacionais. O franqueado tem acesso a uma loja virtual de sua unidade, para trabalhar as vendas pela internet. A marca oferece quatro modalidades de franquia – home office, quiosque, loja ou corporativa.

Investimento total: R$ 3,9 mil (home office) a R$ 80 mil
Taxa de franquia: R$ 3,9 mil (home office) a R$ 30 mil
Royalties: R$ 300
Faturamento médio mensal: R$ 300 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

 

24- PROCOB

Na PROCOB as franquias são interligadas online, oferecendo soluções relacionadas a consultas de dados cadastrais, consultas comerciais e de veículos, mailing list, serviços cartoriais e envios de SMS.

Investimento total: R$ 12,5 mil a R$ 60 mil
Taxa de franquia: R$ 2,5 mil a R$ 30 mil
Royalties: variável
Faturamento médio mensal: R$ 12,2 mil
Prazo de retorno: 15 a 20 meses

25- Bye Bye Paper

A Bye Bye Paper é uma empresa que oferece serviços e soluções em tecnologia, como certificação digital, digitalização de documentos físicos, armazenamento e gestão de informações na nuvem. A franqueadora oferece opção de trabalho em home office.

Investimento total: R$ 19 mil a R$ 65 mil
Taxa de franquia: R$ 9 mil a R$ 40 mil
Royalties: 10% sobre o faturamento bruto
Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
Prazo de retorno: 9 a 18 meses

26- Inoivando

A Inoivando é uma rede de franquias especializada em marketing digital para fornecedores de produtos ou serviços no segmento de casamentos. A franquia é toda online e o franqueado pode trabalhar em casa.

Investimento total: R$ 22,5 mil a R$ 27 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil
Royalties: 7% sobre faturamento bruto
Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

27- FlyWorld

A FlyWorld é uma agência de turismo que comercializa destinos nacionais e internacionais. A franqueadora possibilita o trabalho em home office e disponibiliza um sistema de gestão da unidade via internet, além de website padronizado.

Investimento total: R$ 14,8 mil a R$ 23,8 mil
Taxa de franquia: R$ 14,8 mil a R$ 23,8 mil
Royalties: R$ 880
Faturamento médio mensal: não informado
Prazo de retorno: 6 a 12 meses